quarta-feira, 24 de outubro de 2012

0 Princípios de Genética

 
Anuário técnico 4C-1999
Revista Pássaros ano 5 nro 23/2000
Arquivo editado em 31/05/2003
 
Qualquer pessoa, logo que pense em fazer criação de canários, começa a tentar compreender algumas regras básicas para acasalamento destas aves. 
Devo desde já adiantar que esta não é uma área muito fácil de entender visto a genética ser uma ciência bastante complexa e em evolução. De qualquer forma, mesmo pequenos conhecimentos, são excelentes para a criação de canários. Para começar, penso que será benéfico clarificar alguns termos utilizados: 
Gene: fator de transmissão de caracteres hereditários constituindo uma unidade independente. 
Genótipo: totalidade de genes, composição hereditária de um individuo através de herança paterna e materna. 
Fenótipo: aspecto determinado pelo genótipo e por modificações eventuais (por exemplo, derivadas de condições ambientais). 
Caráter hereditário: qualquer característica de um serviço susceptível de ser transmitido a sua descendência. 
A herança genética, genótipo, de um individuo já se encontra no ovo. O ovo resulta de união do espermatozóide (com herança genética da mãe). Essa informação encontra-se em cromossomos. 
Quando os genes (um do pai e outro da mãe), que determinam um caráter são iguais estamos perante uma situação de Heterozigotia. 
Num caso de heterozigotia o filho, apresenta, ou o caráter do pai, ou o caráter da mãe, ou apresenta uma situação nova resultante de combinação dos genes do pai e da mãe. Se apresentar o caráter do pai dizemos que esse caráter é dominante e o da mãe é recessivo. Dizemos ainda que esse filhote é portador do caráter recessivo da mãe, porque o tem no seu genótipo, mas não se manifesta. Se o que surge e uma mistura dos dois caracteres (do pai, da mãe) dizemos que não há predominância.
Por vezes, a informação que um gene contem altera-se, passando a transmitir uma informação diferente dando-se o que se chama uma mutação aberração cromossômica ou alteração genética. Estes acidentes genéticos, tais como alteração, eliminação, duplicação, trissomia de par ”crossing-over” são bastante complexos nao cabendo tais explicações no âmbito deste pequeno texto. 
O ”crossing-over” permite obter canários Isabel cruzando-se canários canelas com Ágatas. 
O sexo dos canários é também determinado pela combinação de genes. 
Desta forma, talvez seja possível entender-se os caracteres ligados ao sexo. Um macho que possua um caráter ligado ao sexo pode dar origem a fêmeas que não o apresentem e a machos que o apresentem. O macho pode ser Puro Portador ou Normal e a fêmea pode ser Pura ou Normal. Nem todos os caracteres são ligados ao sexo. 
Chama-se fator letal, aqueles caracteres que quando se apresentam em homozigotia (igual no macho e nas fêmeas) conduzem a morte do embrião. 
Estão nesse caso duas situações muito importantes:
– Caráter Branco-Dominante; 
– Caráter Intenso. 
Segue-se uma lista de fatores dominante e recessivo. 
 
Dominante  Recessivo
Oxidação Diluição
Não Pastel  Pastel
Não Opal  Opal
Não Ino  Ino
Não Satinet  Satinet
Nao Marfim Marfim
Não Branco  Branco
Intenso  Recessivo
Eumelanina Negra  Eumelanina Castanha
Negros Castanhos  Castanhos
Negros Castanhos Ágatas
Negros Castanhos Isabel
Ágatas Isabel
Castanhos Isabel
Fatores onde não se manifesta qualquer dominância 
Presença de refração  Ausência de refração
Presença de melanina Ausência de melanina
Fator vermelho Fator Amarelo 
Caracteres não ligados ao sexo: 
O fator que determina a presença da melanina; o fator Ino; o fator de refração; o branco dominante; o branco recessivo; o fator opal; o fator intenso: o fator amarelo e o vermelho. 
Caracteres ligado ao sexo:
O fator que determina a presença de eumelanina negra: o fator determinante da diluição (Ágata Isabel); o fator determinante do efeito pastel; o fator marfim; o efeito Satinet. 
Agradecimentos ao site criadouro Kakapo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Pássaros e Cia Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates