quarta-feira, 17 de outubro de 2012

0 Farinha de Minhoca


 
PREMIX - COMPOSIÇÃO
É um extrato seco de proteínas obtido da Eisenia Foetida que atinge concentrações de proteinas em um percentual em torno de 60 a 78%.
A fórmula atual foi elaborada tecnicamente de tal maneira que os aminoácidos que compõem as proteinas encontram-se isolados e independentes. Os aminoácidos apresentam-se fundamentalmente como um composto de função mista - Amina (-NH) e Acida (-COOII).
Os aminoácidos não são digeridos pelo organismo- sendo diretamente absorvidos pelo trato gastro-intestinal, o que não acontece com as proteinas que necessitam sofrer o processo digestivo como qualquer alimento - ocasionando aumento da massa alimentar e por conseqüência menor absorção. Estes fatos nos autorizam a afirmar que podemos substituir a ingestão de grandes quantidades de proteinas - por adequadas - bem menores- quantidades de aminoácidos.
OS AMINOÁCIDOS SÃO ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS
NÃO ESSENCIAIS são aqueles que o organismo fabrica.
São eles: ALANINA - ARGININA - ASPARAGINA - ÁCIDO ASPÁRGICO - CISTEÍNA - CISTINA - ÁCIDO GLUTÂMICO - GLUTAMINA - GLICINA - ORNITINA - PROLINA - SERINA E TIROSINA.
ESSENCIAIS são aqueles que o organismo não fabrica e deveriam ser fornecidos pela dieta normal (RAÇÃO).
São eles: HISTIDINA - ISOLEUCINA - LEUCINA - LISINA - METIONINA - FENILALALINA - TREONINA - TRIPTOFANO - VALINA.
Havendo falta ou escassez de um aminoácido, a eficiência dos outros ficará proporcionamente reduzida.
Na maioria das dietas e rações alimentares, os aminoácidos não estão presentes nas proporções adequadas, ou seja para que o organismo possa usar e sintetizar as proteinas de modo eficaz, todos os aminoácidos essenciais devem estar presentes nas devidas proporções e, em não estando presentes, o corpo humano se esforça por rearranjá-los metabolicamente, em complicados processos bioquímicos. Isso exige trabalho as vezes demasiado ou acima da capacidade orgânica, e esse trabalho consome energia e desgaste. Provoca o envelhecimento, pode provocar anomalias, doenças. Quando as proteinas estão completas fornecem os oito aminoácidos essenciais acima citados.
Ao estrato seco natural desses aminoácidos, vem agregada, naturalmente, uma coleção de sais minerais e vitaminas, e tudo se expressa nas seguintes proporções:
 
 
 
AMINOÁCIDOS (média)
Alanina 5,53
Arginina 6,51
Ác. Aspártico 11,60
Cisteína 1,83
Ác. Glutâmico 14,20
Glicina 5,00
Histidina 2,57
Isoleucina 4,69
Leucina 7,59
Lisina 7,56
Metionina 2,20
Fenilalanina 4,01
Prolina 5,30
Serina 5,03
Triptofano 1,40
Treonina 5.20
Tirosina 2,97
Valina 5,00
 
VITAMINAS E SAIS MINERAIS  
Vit. A (retinol/caroteno) traços
Vit. B1 (tiamina) 16 mg
Vit B3 (niacina) 36 mg
Vit B 12 (cobalamina) 6 mg
Vit. B6 (piridoxina) 6 mg
Biotina (Vit. H) 32 meg
Ác.Para Aminobenzóico (PABA) 30 meg
Ác. Pantotênico (Vit. B15) 10,3 mg
Ác. Fólico (Vit. M) 2,1 mg
Colina (Complexo B) 275 mg
Inositol (Complexo B) 350 mg
Ác. Lipóico traços
Vit. D traços
Ferro 2,7 mg
Selenio traços
Cromo traços
Cálcio traços
Fósforo traços
 
(Não se aplicam antioxidantes, conservantes, estabilizantes, flavorizantes ou
qualquer elemento estranho à própria natureza da fonte animal original de produção).
NÍVEIS DE GARANTIA
 
Matéria seca 18,6%
Proteína 64%
Gordura 8%
Fibra 3,3%
Carboidratos 17,60%
Cinza 7,59%
Cálcio 0,5%
Fósforo 0,90%
Energia bruta 11.220
ENTRE OUTRAS, OS AMINOÁCIDOS POSSUEM AS SEGUINTES FUNÇÕES:
1 - Circulam no sangue e são depositados nos tecidos.
2 - Sãos os constituintes para o organismo fabricar proteinas.
3 - Sofrem nos tecidos animais, decarboxilação para produzir aminas primárias correspondentes que possuem funções biológicas especiais.
Dez minutos após serem absorvidos no intestino delgado os aminoácidos estão na circulação sangüinea - circulam livremente pois o organismo (sistema imunológico) não os reconhece como elementos estranhos ao contrário de uma proteina estranha a espécie do animal que é prontamente atacada pelo sistema imunológico do animal, rejeitando-a . Os aminoácidos seguem um roteiro na circulação sangüinea e chegam ao fígado pela via portal - de onde são enviados aos diversos órgãos.
No fígado (no interior das células) os aminoácidos unem-se ao RNA transportador que os leva ao RNA mensageiro, que os coloca nos ribossomos para produzir a proteina específica exclusivamente individual (este processo ainda não esta claramente conhecido) alguns autores defendem que por atração química os aminoácidos colocam-se no sitio exato para formar determinada proteina (Ex.: as proteinas do leite ou da clara de ovo ou da carne, são sempre as mesmas). O físico francês STERNHEIMER levantou uma hipótese muito interessante: os aminoácidos emitiriam o que ele chamou de Bips quânticos que seriam reconhecidos pelos sítios onde deveriam localizar-se no RNA mensageiro. Estes: Bips quânticos formariam uma melodia característica. Onde os aminoácidos seriam as notas musicais e a proteina a partitura da melodia. Argumenta a favor de sua teoria que plantas e mesmo animais desenvolvem-se mais rápido quando criados ao som de música (principalmente música clássica).
O fígado entrega aos outros órgãos misturas balanceadas de aminoácidos adequadas ao uso específico dos mesmos.
AMINOÁCIDOS CONSTITUINTES NO PREMIX
L - ALANINA é um aminoácidos produtor de energia - sintetizado no tecido muscular - deficiência deste aminoácido causa perda muscular.
L - ARGININA tem grande importância nos órgãos reprodutivos.
ÁCIDO L - ASPARTICO envolvido na conversão de corbohidratos em energia muscular. Fator importante na construção de anticorpos e imunoglobulina do sistema imunológico.
L - CISTEINA desempenha papel desintoxicante - estimula crescimento capilar.
ÁCIDO L- GLUTAMICO possue reações de síntese da uréia.
L - GLICINA é o menor de todos aminoácidos elemento importante na estrutura das células vermelhas do sangue.
L - HISTIDINA vital no processo metabólico de síntese de proteína e crescimento de tecidos.
L - LISINA em conjunto com o complexo (ascorbatos minerais e bioflavonóides) e a L- METIONINA esse aminoácido forma a L- CARNITINA esta substância está relacionada com o metabolismo da gordura, permite com que as células musculares utilizem oxigênio e constitui-se num suplemento alimentar valioso.
L - LEUCINA E L - ISOLEUCINA fazem parte com 35 % da musculatura juntamente com a miosina.
L - METIONINA é um dos formadores da L- CARNITINA, remove tecidos tóxicos do fígado promove a regeneração dos tecidos hepáticos e renais.
L - FENINALALINA elemento principal na formação do colágeno que é a principal proteina fibrosa - melhora a memória e sensação de lerta.
L - PROLINA da mesma forma que a LISINA é utilizada na formação do colágeno e tecido conetivo. Deficiência deste aminoácido provoca fadiga.
L - SERINA importante elemento na produção de energia celular , um dos componentes críticos da acetilcolina (neuro transmissor que auxilia a memória e outras funções parassimpáticas do corpo).
L - TIROSINA - L - TRIPTOFANO - Reações realizadas no cérebro
L - TIROSINA L - TRIPTOFANO
L - DOPA L - HIDROXTRIPTOFANO
PIRIDOXINA (VITAMINA B6) (VITAMINA B)
DOPAMINA SEROTONINA
NOREPINEFRINA - alerta relaxamento - promove o equilíbrio vigília-sono
L - TREONINA utilizado como hepatoprotetor
L - VALINA junto com L - LEUCINA e L - ISOLEUCINA compõem 35% da massa muscular- junto com ACTINA e MIOSINA.
O fígado é o principal sitio de aminoácidos onde se realizam a síntese das proteínas.
Os componentes protéicos do plasma realizam a hidrólise de alguns aminoácidos transformando-os em AMINAS PRIMÁRIAS de alto valor biológico.
O fenômeno chama-se carboxilação conduzido por enzimas denominadas AMINO-ÁCIDO DESCARBOXILASES, este fenômeno bioquímico necessita de um catalisador que é o PIRIDOXAL - FOSFATO (Vit. B6) que funciona como Co-fator que retira (cataliza) CO2 e H2O
HISTAMINA é formada por descarboxilação da HISTIDINA descarboxilase presente em células chamadas mastócitos (que é o principal sitio da formação de Histamina).
A HISTAMINA causa Vasodilatação das arteríolas e aumento da permeabilidade de capilar provocando queda na pressão sangüinea. É liberada nas áreas de inflamação. Também em outros tecidos como o pulmão - fígado - músculos e mucosa gástrica sintetizam a AMINA.
A FENILALANINA e a TIROSINA originam TIRAMINA - DOPA - DOPAMINA - MELANINA e ADRENALINA e NORADRENALINA. Sob ponto de vista de metabolismo a Fenilalanina e a Tirosina tem estruturações semelhantes pois Hidroxilando a Fenilalanina pela transformação da Fenilalanina em Tirosina é Fenilalanina Hidroxilase. Quando há falta dessa enzima forma-se Fenilpiruvato - grande quantidade de fenilpiruvato determina grande excreção na urina e causa retardamento mental grave.
TIROSINA hidroxilase origna a DOPA (3-4 Dihidroxifenilalanina que é um antecende da DOPAMINA e NORADRENALINA no sistema nervoso - da Adrenalina nas glândulas supra-reais e de melanina por outra rota metabólica - A ROTA (DOPAMINA) atua no metabolismo do sistema nervso e é utilizada com fins terapêutico na doença de Parkinson.
A Tirosina hidroxilase está presente nas células formadoras de melanina (MELANÓCITOS) pigmento da pele e cabelos, a falta de Tirosinase causa o Albinismo (defeito genético). Pensa-se que a DOPAMINA é produto terminal da rota metabólica em neurônios dopaminérgicos na glândula supra renal e no resto do sistema nervoso a Dopamina por ação da Dopamina - Beta- Hidroxilase é oxidada a NORADRENALINA. Por outro lado a ADRENALINA é formada na medula da glândula supra renal - pela metilação do grupo amino, da NORADRENALINA por transmetilase.
No sistema nervoso a NORADRENALINA é um neurotransmissor excitador. A ADRENALINA é conhecida como defensora do estresse pois aumenta a capacidade cardíaca - aumenta fluxo sangüineo muscular - pulmões e cérebro. A ADRENALINA também intervém na glicogenólise- lipólise e vaso constrição feriférica.
A PROLINA é transformada em HIDROXIPROLINA (OH-PROLINA) pela hidroxilação catalisada pelo pro colágeno PROLINA hidroxidase.
A HIDROXIPROLINA representa um terço dos aminoácidos presentes no colágeno (tecido de sustentação).
TRIPTOFANO precursor da triptamina de serotonina e do ácido nicotínico. A TRIPTAMINA é uma amina cuja função biológica é desconhecida no cérebro. Há uma TRIPTOFANO hidroxilase que atua no triptofano formando 5 - OH TRIPTOFANO que vai sofre a ação da 5- OH TRIPTOFANO descarboxilase formando a 5- OH TRIPTAMINA ou SEROTONINA.
A SEROTONINA é encontrada no intestino, plaquetas e mastócitos o TRIPTOFANO é também a fonte do ácido nicotinico (Vit. B5) evita a pelagra atuando como vaso constritor e estimulante da contração de músculos lisos.
Esta amina (A SEROTONINA) parece ter sua mais importante ação nas células do SNC (sistema nervoso central) onde atua como neurotransmissor. Nos últimos anos tem sido usada a FLUOXETINA (PROZAC - DAFORIN - ETC...) e outra como a SERTRALINA (ZOLOFT) que inibem a captação de Serotonina - constituindo-se como Antidepressivos e inibidores dos Transtornos obsessivos - compulsivos (TOC).
Em geral os aminoácidos como doadores de nitrogênio regulam a velocidade da síntese da uréia que em excesso é tóxica para o organismo
TOXICOLOGIA
Em estudos de toxicologia animal não foi possível determinar DL 50 (dosagem letal média), perigo de super dosagem, assim como não se expressa também qualquer contra-indicação no uso continuado do produto.
 
O PREMIX da Promin é recomendado para:
Piscicultura, ranicultura, e carcinicultura
Avicultura e aves esportivas
Chinchilas e aves ornamentais
Cavalos de corrida, hipismo e tração
Reprodutores bovinos, suínos, ovinos e caprinos, gado leiteiro
Pet Food - cães, gatos, pássaros, piscultura ornamental
SUGESTÕES DE DOSAGENS
Como atrativo para rações: 1 kg do PREMIX para 1000 kg de ração
Como complemento para rações de larvas: 1 a 2 kg do PREMIX para 100 kg de ração
Como complemento para rações de alevinos: 0,5 a 1 kg do PREMIX para 100 kg de ração.
Agradecimentos ao site Criadouro Kakapo e a Promim proteínas 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Pássaros e Cia Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates