sexta-feira, 19 de outubro de 2012

0 CONSELHOS ÚTEIS NO MANEJO DAS AVES DE COMPANHIA

ALOJAMENTO 
Proporcionar uma gaiola ou viveiro o mais amplos possível, para que a ave possa voar. Apenas dois poleiros colocados nos extremos servem perfeitamente no caso de aves como canários, exóticos, indígenas, etc. 
Deve evitar-se sempre que possível o tradicional poleiro com corrente para papagaios. Os poleiros devem ser de madeira, de preferęncia em pinho, árvore de fruto, e nunca em plástico ou de material abrasivo. Evitar colocar os bebedouros debaixo dos poleiros. 
TEMPERATURA
Ao contrário do que muita gente pensa, uma ave de boa saúde poderá suportar temperaturas bastante baixas.
Devemos no entanto evitar mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar. 
HUMIDADE
A grande maioria das aves em cativeiro suporta uma ampla variaçăo dos níveis de humidade, se bem que algumas espécies provenientes de países tropicais ou sub-tropicais prefiram um ambiente mais húmido. Aconselhamos pois proporcionar a essas aves bastante água, ou periodicamente quando do tempo seco, pulveriza-las com água.
LUZ E AR
A luz solar é de extrema importância para a saúde dos seres vivos. Sempre que possível deixe as suas aves apanhar sol, tendo o cuidado em proporcionar-lhes um pouco de sombra como resguardo.
Note-se que quando falamos em sol, se trata de luz direta e năo filtrada através de um vidro ou janela, pois estes năo permitem a passagem de raios ultravioletas. 
Como alternativa, pode utilizar-se luz fluorescente especial que sinula totalmente o espctro da luz solar. 
Em ambiente fechado nunca devemos manter o período de luz diária por mais de 16 horas, nem acender e apagar a luz quando as aves estăo a dormir, pois poderăo entrar em stress, ou até abandonar os ninhos quando em período de criaçăo. 
Evitar correntes de ar e ambientes de fumo (salas, cozinhas, etc), bem como sprays, pesticidas, etc., năo destinados especificamente a aves. 
HIGIENE
A limpeza diária dos comedouros e bebedouros e do fundo das gaiolas evita problemas associados com a conspurcaçăo dos alimentos, e alerta o criador para eventuais sinais de doença.
Uma limpeza geral semanal ou quinzenal, que incluirá lavagem e desinfecçăo de instalaçőes, poleiros, utensílios, etc., é aconselhável. Utilizar desparasitaçăo externa. 
ALIMENTAÇĂO
A grande maioria das doenças que afetam as aves săo de origem alimentar. O conhecimento do tipo de alimentaçăo próprio de cada ave é de extrema importância. A administraçăo de sementes conspurcadas ou de má qualidade, excesso de sementes oleaginosas (níger 33% gordura, cânhamo 32%, girassol 47%, nabo 40%, linhaça 40%, amendoim 47%), provocam doenças graves de difícil tratamento. Procure pois administrar uma maior percentagem de grăos com um menor teor de gordura e mais elevado em proteínas: alpiste, painço, milho, aveia, leguminosas, etc.
Note que as referidas sementes gordas săo as mais apetecíveis, pelo que devemos raciona-;as criteriosamente. 
Uma ave gorda năo é necessariamente uma ave saudável.
Por outro lado, a grande maioria das sementes secas săo naturalmente deficientes em vitaminas e outros micronutrientes essenciais. 
Artigo edito em 14 Abril 2001
Catálogo AVIZOON / ORLUX
Agradecimentos ao site Criadouro Kakapo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Pássaros e Cia Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates